• Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

Nativa FM 94.1 - Todos os direitos reservados © 2019

Câmara homenageia membros da comunidade negra de Piratini

21/11/2019

Nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, a Câmara de Vereadores realizou Sessão Solene alusiva à data, concedendo a Medalha Zumbi e Dandara dos Palmares.

Nesta primeira edição da homenagem, foram homenageadas três mulheres da comunidade: Eva Pinheiro e Maria Rosângela Rodrigues, por proposição do vereador José Auri Soares (PT), e Santa Rosália da Silva, por proposição do vereador Alex Matos (PP).

Em Piratini, 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra e de Homenagem à Memória dos Lanceiros Negros, a partir de uma lei de 2007 proposta pelo então vereador Juarez Machado de Farias, e, este ano, foi instituída a Medalha Zumbi e Dandara dos Palmares, a partir de proposição do vereador José Auri Soares.

A honraria é uma forma de reconhecimento a figuras representativas da comunidade negra de Piratini, que trabalham na luta pela igualdade racial e na busca pela valorização da cultura afro-brasileira junto às suas comunidades.

No Brasil, o Dia da Consciência Negra foi instituído em 2003 e oficializado em 2011, e é uma data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data coincide com a atribuída à morte de Zumbi dos Palmares em 1695. Zumbi foi um dos grandes líderes negros da história do Brasil, na luta pela libertação do povo negro da escravidão.

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Please reload