top of page

Corede-Sul e Azonasul definem demandas regionais com deputados federais e estaduais


Por iniciativa do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede-Sul) e em parceria com a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), foi realizada na tarde da última segunda-feira (19), uma reunião com os deputados estaduais e federais eleitos para o mandato 2019/2022, na sede da Associação, no Centro de Pelotas. Participaram os deputados federais Daniel Trzeciack e Afonso Hamm e estaduais Fernando Marroni, Luiz Henrique Viana, José Nunes e Fábio Branco. Por motivo de saúde, o deputado estadual Pedro Pereira foi representado por sua assessora, Angélica dos Santos.


A reunião foi coordenada pelos presidentes do Corede-Sul, Ronaldo Maciel, representante da Emater, e da Azonasul, Rudinei Härter, prefeito de São Lourenço do Sul. Também estavam presentes representantes das demais entidades integrantes do Corede-Sul. Cada um dos deputados recebeu das mãos dos representantes das duas entidades um documento contendo as prioridades regionais, elaboradas pelos prefeitos dos 22 municípios da região e entregues também ao governador eleito Eduardo Leite, quando ainda era candidato.




Entre as prioridades estão a pavimentação de acessos aos municípios, com os trechos prioritários; implementação de programa especial de incremento das atividades econômicas da região sul e as ações necessárias pelo governo estadual para promover o desenvolvimento da região; investimentos públicos no setor de distribuição de energia elétrica; representação da região na composição do governo e apoio do Estado para atendimento de demandas regionais que dependem da União.


Também foi entregue uma cópia do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região Sul, elaborado pelo Corede-Sul, contendo 79 projetos de interesse regional, a fim de auxiliar os deputados no trabalho. Segundo o presidente do Corede-Sul, nestes projetos já está inclusa a duplicação da BR-116 e a necessidade de construção da ponte de Santa Isabel.


Em seguida, cada um dos deputados eleitos falaram sobre as suas estratégias de trabalho em favor do desenvolvimento regional. Eles comentaram sobre as experiências e planos de trabalho na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Ainda, concordaram com os pleitos apresentados e se dispuseram a participar, a cada dois meses, de uma reunião em Pelotas, com os representantes das duas entidades, a fim de analisar o andamento dos pleitos e encaminhar outras demandas e dar visibilidade à sociedade. “Com dois representantes na Câmara dos Deputados e cinco na Assembleia Legislativa, além do governador eleito pela região, esta é a oportunidade para a região buscar a viabilidade de seus projetos”, disse Maciel.

bottom of page