top of page

Pinturas do Museu serão restauradas pela UFPel


A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) irá restaurar duas telas do Museu Histórico Farroupilha em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (13) será assinado em ato na Fenadoce o termo de cooperação técnico-científico que permitirá o restauro das obras.


As duas obras restauradas serão "Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha", de Hélios Seelinger, e "Fuga de Anita Garibaldi", de Dakir Parreiras, e fazem parte do acervo do Museu de Piratini. A primeira obra possui 3,8 metros de altura por 5,7 de largura. A segunda, possui 2,64 de altura por 2,2 de largura.


O restauro deverá sanar danos naturais causados pelo tempo e que são comuns à esse tipo de obra, como oxidação, perda de pigmentação e escoriações.


Segundo a diretora do museu, Francieli Domingues, as obras estão fora de exposição desde 2011, época em que o prédio foi reformado e as obras foram levadas para restauro em Porto Alegre. Segundo ela, "o retorno destas obras à nossa instituição é restituição de parte importante da memória de nossa comunidade".


As restaurações serão feitas por professores, estudantes e técnicos dos cursos de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e Museologia. Atualmente, as obras estão em Porto Alegre, onde será feita uma primeira análise. Já na UFPel, o processo de restauro passa por higienização, reforço de borda, enxertos, reentalamento, remoção de repinturas, reintegração cromática, aplicação de camada protetora e montagem no local de exposição definitiva.


As restaurações serão coordenadas pelas professoras Andrea Bachettini e Francisca Michelon, do curso de Conservação e Restauro. Segundo Bachettini, a expectativa de entrega das obras restauradas é para a Semana Farroupilha de 2020, quase 10 anos depois de terem saído de exposição.



Matéria de Douglas Dutra com informações e fotos de CCS/UFPel.

bottom of page