top of page

Projeto da EMATER/RS-ASCAR beneficia famílias quilombolas de Piratini


A EMATER/RS-ASCAR atua prestando Assistência Técnica e Extensão Rural para famílias da agricultura familiar visando o desenvolvimento rural sustentável do RS. As famílias negras no meio rural (quilombolas ou não) consistem em um segmento relevante da agricultura familiar, embora em muitas regiões invisíveis e distantes dos agentes públicos.


Em virtude de diversos obstáculos históricos, sociais, ambientais, econômicos e culturais estas famílias tem o acesso dificultado aos bens necessários a sua sobrevivência, aos serviços e políticas públicas. Para atender as especificidades destas populações, a Instituição desenvolve ESTRATÉGIAS dirigidas com a finalidade de enfrentar as desigualdades, sendo uma delas o Projeto: “Produção de Comida e Segurança Alimentar em Terras de Quilombos”.


O Projeto objetiva fortalecer a segurança alimentar de famílias de agricultoras e agricultores negros rurais, Quilombolas ou não, com a implantação de sistemas produtivos de plantas alimentícias, esperando como resultado ampliar, diversificar e qualificar a alimentação para o autoconsumo das famílias beneficiárias. O Projeto também buscará a medida do possível, contribuir para alcançarem formas de comercialização dos produtos excedentes, visando a geração de renda e melhoria da economia das famílias integrantes.


Hoje (17/07), em cerimônia realizada no Banrisul, que juntamente com a Sec. Estadual de Desenvolvimento Rural são parceiros no projeto, foi feita a entrega das sementes aos representantes de associações quilombolas do município. Coordenadora e representante dos 8 quilombos do município, Maria Emília Soares relata: “as sementes que já recebemos há 3 anos neste projeto fizeram melhorar bastante a nossa comunidade, pois além de produtos para o consumo próprio, conseguimos também gerar renda nas feiras da agricultura familiar onde também comercializamos o excedente.”



O cronograma do projeto se dá na seguinte forma:


1. Formação do Coletivo Municipal para o Desenvolvimento da Produção de Comida e Segurança Alimentar em Terras de Quilombos

2. Articulação e conversa com as famílias beneficiadas;

3. Definição de um cronograma de reuniões e visitas às famílias beneficiadas;

4. Visitas Técnicas para Elaboração do Plano de produção com as famílias;

5. Implantação da Unidade de Produção;

6. Acompanhamento e monitoramento da execução nas Unidades de Produção através de duas visitas técnicas de assessoramento às famílias;

7. Reunião de avaliação do Projeto com o Coletivo e as Famílias beneficiadas;

8. Elaboração de um plano de continuidade do projeto.


Benhur Farias, engenheiro agrônomo da Emater Piratini, além de destacar o acompanhamento que é realizado pela equipe dentro dos quilombos do interior do município, estende o convite à comunidade em geral para a 2ª Feira da Agricultura Familiar, no dia 7 de agosto, onde produtos oriundos destas e outras muitas comunidades rurais agroecológicas serão comercializados na praça Inácia Machado - Palanque, durante todo dia.


bottom of page