top of page

Expresso Farroupilha anuncia desistência e segundo distrito está sem ônibus


Executar tarefas comuns, mas que só podem ser feitas no eixo urbano de Piratini há duas semanas está praticamente impossível para quem reside no segundo distrito do município, (o maior entre os cinco) e não possui veículo automotor, como carro ou moto.


Quem reside em cinco assentamentos e não tem tal condição de deslocamento, está sem transporte coletivo, uma vez que a Expresso Farroupilha, empresa que há três décadas é responsável pelo ir e vir de passageiros cinco vezes por semana confirmou que vai abandonar a concessão.


“Já estamos há um período longo com os ônibus estragados, o que nos fez terceirizar a linha para outro proprietário de veículo que também parou de fazer o percurso, pois o coletivo da mesma forma estragou, assim decidimos parar em definitivo”, disse Nairo Zafalon, sucessor do pai e ainda oficialmente responsável pela linha. Ele aponta os motivos para a decisão.


“Quando minha família começou a prestar o serviço há trinta anos, havia um número muito maior de moradores na zona rural, inclusive no segundo. Com o passar do tempo o êxodo rural se tornou muito grande, as pessoas foram embora e a grande maioria dos que ficaram possui transporte próprio. Essa realidade reduziu drasticamente o fluxo de passageiros durante todas as viagens que realizamos, é muito pequeno, o que já não oportuniza mais lucro”.


Zafalon ainda apontou o continuo e péssimo estado das estradas como fator para a constante deterioração dos ônibus usados.


“Não posso justificar que vamos parar por causa das estradas, mas é fato que elas são uma parte de nossa ausência de lucro. Realmente não será mais possível”, afirmou o empresário.


Além de residentes nas varias localidades do referido distrito, estão sem transporte os moradores dos assentamentos Umbu, Santo antônio, Cachoeirinha, itasucê, 22 de Novembro e Nova sociedade.

bottom of page