top of page

Busca por índice da vacinação será intensificada, diz secretário


Doze dias a partir desta segunda-feira (03/09), é o prazo determinado pelo secretário municipal de saúde, Diego Espíndola, para que o município finamente alcance a meta de 80%, índice mínimo esperado para a cobertura vacinal contra a poliomielite e o sarampo. Percentual não atingido, mesmo com os apelos de várias naturezas para que os pais levassem seus filhos de um a cinco anos incompletos até os postos de saúde para receber a imunização das patologias que voltaram a ter incidência no país.


Tendo a primeira quinzena de setembro como limite para não ter que realizar um novo dia “D”, o que ocorreu em todo o Brasil em agosto, Espíndola disse que vai apelar para a chamada “busca ativa”, que é quando os Agentes Comunitários de Saúde batem à porta de residências verificando se há crianças não imunizadas, inquerindo os pais do motivo de não terem conduzido para vacinação, e quando for o caso, insistindo para que isso ocorra.


“Temos 68% das crianças de Piratini vacinadas contra o sarampo, índice menor quando se trata da poliomielite, que está em 64%. Vamos renovar o chamamento e, se mesmo assim não conseguirmos, a ideia é fazer do Centro de Evento Erni Pereira Alves, durante a Semana Farroupilha 2018, também o posto para aplicar as doses”, disse Espíndola.


No domingo (02/09), o secretário explicou o motivo de os postos de saúde da área urbana não terem aberto no ultimo sábado, uma sugestão do Ministério da Saúde para todos os municípios que não alcançaram o objetivo.


“Foi uma decisão alicerçada na opinião de toda a equipe da secretaria. O motivo é que chove há dias, o que certamente impediria o movimento dos responsáveis na direção dos postos. No interior a situação é muito pior, pois no segundo e terceiro distritos, por exemplo, as estradas não estão dando passagem e pontes estão submersas, mas pretendemos retornar ao interior”, finalizou.

bottom of page