top of page

OUTUBRO ROSA: Secretaria de Saúde promove ação nesta quinta-feira


O “Dia do Amor Próprio”! Assim a Secretaria Municipal de Saúde de Piratini batizou a ação alusiva ao Outubro Rosa, mês em que instituições governamentais ou não, usam para despertar e alertar para a importância de realizar exames preventivos, inclusive o autoexame, feito com as próprias mãos, na intenção de detectar possíveis nódulos que possam ser indicio de câncer de mama.


A atividade terá a duração de doze horas contínuas nesta quinta-feira (25/10), começando às 09hs e sendo concluída às 21hs, assim, o Posto de Saúde Central, local escolhido para a realização do ato de prevenção, estará esperando as mulheres inclusive à noite, e após o término do horário comercial, motivo pelo qual, por trabalharem, muitas delas deixam de fazer visitas rotineiras ao médico, e por consequência detectar precocemente possíveis patologias comuns ao sexo feminino.


Entre as atividades já previstas um café da manhã que irá recepcionar a todas que optarem por este turno para realizar testes rápidos como por exemplo coleta de material para o exame de pré-câncer (o principal para detectar tumores no colo do útero), testes de glicose e aferição da pressão arterial e ainda orientações de saúde destinadas a elas.


Para a parte da tarde está previsto um café para as pacientes e profissionais de saúde, e à noite, as atividades terão continuação também destinadas à prevenção.


bottom of page