top of page

Jaguarão poderá ter free shops até o final do ano


Depois de seis anos de espera desde a criação da Lei, os free shops nas Cidades Gêmeas de Fronteira podem virar realidade em Jaguarão. Criada em 2012 pelo deputado federal Marco Maia (PT/RS) e em vigor desde então, a lei que autoriza a instalação de lojas francas em municípios da faixa de fronteira cujas sedes se caracterizam como cidades gêmeas de cidades estrangeiras, beneficia 32 cidades brasileiras, incluindo a “Cidade Heroica”.


A conclusão da homologação e testes do software que viabiliza a implantação dos Free Shops brasileiros pela Receita Federal no último mês, principal barreira para a concretização do sonho dos municípios fronteiriços, traz a expectativa de que as primeiras lojas francas abram as portas até o final deste ano. Com isso, no próximo dia 7, haverá uma reunião entre a Frente Parlamentar em Defesa da Implementação de Free Shops em Cidades Gêmeas de Fronteira - coordenada pelo deputado estadual Frederico Antunes (PP) -, Receita Federal, Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), representantes das 32 cidades e investidores na Assembleia Legislativa, com a finalidade de acertar os últimos detalhes.




O sistema de informática, que entravou a lei durante esses anos, irá controlar as compras realizadas nesses locais. O sistema utilizado pelos empresários para controlar vendas e estoque, deverá estar interligado ao software da Receita, com o objetivo de evitar contrabandos e ultrapassagem de cota. As compras serão liberadas tanto para brasileiros quanto para estrangeiros, incluindo uruguaios, que não podem comprar nas lojas no Uruguai. A cota no Brasil será de 300 dólares, a cada 30 dias, e brasileiros e estrangeiros (exceto uruguaios) poderão comprar também nos países vizinhos, tendo a cota atual de 300 dólares por mês também.


Assim como a notícia é uma conquista para o Rio Grande do Sul, que terá 11 cidades beneficiadas, também é para Maria Emma Lippolis, que há mais de duas décadas lidera o projeto SOS Fronteiras, no qual luta contra as perdas e desvantagens que as cidades brasileiras fronteiriças tiveram ao longo dos anos em que houve o fortalecimento dos free shops no exterior. A frente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) há oito anos, a presidente Maria Emma acredita que a implementação irá aquecer o comércio jaguarense e atrairá investimentos para a cidade.


“A abertura gerará, pelo menos, mil empregos diretos para Jaguarão. Temos uma realidade de jovens saindo da sua cidade natal para ir em busca de um futuro profissional e, com a movimentação no mercado, poderão conseguir isso aqui mesmo”, comemora Maria Emma.


A presidente comenta que a CDL também vem promovendo cursos para qualificação e excelência no atendimento ao cliente. “Temos que aproveitar o leque de oportunidades para conseguir reverter o cenário. Durante anos nosso dinheiro ficou concentrado em Rio Branco, agora temos que trazer ele de volta pra cá”, ressalta.


De acordo com o prefeito Favio Teles (MDB), Jaguarão já está apta a ser uma zona franca, faltando definir a questão de trabalho durante os feriados, exigência da área de livre comércio. “Temos uma lei regulamentando, que permite trabalhar nos finais de semana, porém não nos feriados, e isso passa por uma negociação entre sindicatos”, explica, e complementa: “a implantação não ocorreu devido à situação econômica que vem vivendo o Brasil, o dólar disparado, a dúvida em relação a quem iria assumir o novo governo. Já com as coisas definidas, acho que agora começa. Foi superada a questão do sistema, liberado pela Receita Federal. A expectativa é de toda a comunidade. É geração de emprego e renda”.


Outra entidade que apoia a instalação de free shops no município é a Associação Comercial e Industrial (ACI), que há 100 anos presta serviços em Jaguarão. Para o atual presidente, Eduardo Neves, o município tem a característica do comércio de cidade de fronteira. Segundo ele, “a legislação local exige que o free shop seja central”, ressaltando que com a zona franca, haverá mais empregos e mais consumo local.


Pioneirismo


Para o empresário Marcos Lemos, a expectativa vem misturada com a ansiedade pelo novo. O Free Shop Caraballat será a primeira loja como zona franca do município. A previsão de abertura é ainda neste ano e Lopes está atrás de concluir os últimos detalhes para a inauguração.


“Tudo iniciou quando comecei a trabalhar com a zona franca de Uruguai, em Montevideu. Me informei mais sobre o assunto no Brasil, vi que nos encaixávamos aqui e que a lei tinha sido aprovada em 2012 quando comecei a planejar com minha esposa e minha irmã”, relembra.











De acordo com o empresário, a zona franca em Jaguarão tem tudo para ser promissora. “Tem que vir empresário para poder crescer e fomentar a economia daqui. Sempre me disponibilizo para tirar dúvidas de quem tem interesse, pois quanto mais pessoas se interessarem pelo negócio, mais dará certo. Não queremos ser os únicos”, comenta.


bottom of page