top of page

Eleições nos EUA começam hoje; estado de Iowa dá a largada nas prévias da corrida

O estado de Iowa será o primeiro, nesta segunda-feira (3), a votar nas prévias eleitorais da eleição presidencial dos Estados Unidos. Os moradores do estado farão um caucus, uma espécie de assembleia, para decidir quais dos pré-candidatos do Partido Democrata irão apoiar.


O Partido Republicano, de Trump, também fará um caucus em Iowa no mesmo dia. Além de Trump, concorrem Joe Walsh e William F. Weld, mas o partido já declarou que vai apoiar a candidatura do atual presidente.


Por outro lado, como o nome democrata ainda não foi decidido, até junho todos os 50 estados, o distrito federal e os 5 territórios americanos votarão em caucus — como é o caso de Iowa — ou nas chamadas primárias para decidir quem será o candidato do partido.


Esses votos serão representados por delegados na convenção do partido, em julho. Quem ganhar a maioria dos delegados vence a nomeação - e vai concorrer com Trump nas eleições gerais, em 3 de novembro.


Iowa irá enviar 41 delegados à convenção — que vão representar, de forma proporcional, quantos votos cada candidato recebeu no estado.

bottom of page