top of page

No Brasil, 488 casos suspeitos de coronavírus são investigados


O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (3) que 55 novas suspeitas de covid-19 passaram a ser investigadas, totalizando 488.240 suspeitas foram descartadas.


Apenas Acre, Amapá, Roraima e Tocantins não têm casos em investigação. As regiões Sudeste e Sul concentram o maior número de casos suspeitos. São Paulo lidera com 130, seguido do Rio Grande do Sul, com 82, e Rio de Janeiro, com 62.


O Ministério da Saúde orienta quem tiver sintomas leves de tosse ou febre a evitar as unidades de saúde, para não sobrecarregar os atendimentos.  A orientação é procurar esses locais se a pessoa apresentar sinais graves de febre, somado a um sintoma respiratório.


João Gabbardo dos Reis, secretário executivo do Ministério da Saúde, afirmou que o órgão está mais preocupado com a prevenção ao coronavírus do que com estatísticas da doença.


"Cada vez mais nós vamos nos preocupar com a questão da assistência, principalmente das pessoas que têm risco maior, que são os idosos, os imunodeprimidos, os que tem doenças crônicas, principalmente respiratórias e cardíacas. Nós não vamos, a partir de agora, dar tanta atenção para a questão estatística. O que passa a ser mais importante para nós é o cuidado com a prevenão. O que é importante? Que ele faça todos os cuidados que a gente tem recomendado desde o início para que isso não seja transmitido para outras pessoas".


O ministério ampliou para 27 o número de países que passam a ser monitorados pela pasta por apresentarem transmissão local do coronavírus, incluindo os Estados Unidos. Desta forma, as pessoas que estiveram nesses países nos últimos 14 dias e apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, serão enquadradas como casos suspeitos de coronavírus.


O órgão reforça o pedido de prevenção para o vírus, orientando a lavagem frequente das mãos; evitar tocar em olhos, nariz e bocas; evitar contato com pessoas doentes; e cobrir a boca e o nariz ao espirrar usando lenços de papel.


Por RádioAgência Nacional

bottom of page