top of page

Moção de repúdio aos envenenamentos pede solução a Vitor Ivan


A câmara municipal de Piratini, representada pelo seu Presidente Alex Matos, enviou ao prefeito (com unanimidade na casa) uma moção que repudia todos os casos de crueldade e maus-tratos aos animais, que desde o fim do ano passado se fazem presentes no município, porém, ganhando força nesses últimos meses onde dezenas de animais estão sendo mortos envenenados.



Diariamente vemos nas redes sociais cenas destes fatos, os cães mortos muitas vezes dentro dos pátios de suas residências, com pedaços de carne envenenados com a estricnina, que é um alcaloide cristalino altamente tóxico - e que em muitos países sua venda é proibida.


O documento direcionado a Vitor Ivan –que até o momento não teve nenhuma atitude representando o executivo frente ao caso-, pede que penas mais rígidas sejam impostas e que se aplique a devida punição aos responsáveis, assim reafirmando o direito dos animais e lembrando que infelizmente estes ainda continuam vulneráveis aos seres humanos.



Carla Kramp (esquerda) e Elenara Cardoso (direita), voluntárias ativas na “Ong Amigo do Bicho”, e que diariamente lutam contra essas barbáries na cidade reafirmam: “mesmo se infelizmente seu animalzinho tenha ido a óbito, se pode fazer mais por ele, fazendo uma denúncia pode ser possível poupar a vida de um próximo”.


Relembrando que o ocorrido tomou grande proporção, principalmente nas mídias sociais, e o prefeito foi cobrado até mesmo por pessoas de outras cidades, como Rosane Marchetti, jornalista na RBS, Juíza Rosana Chaves Navega, que corresponde à comarca de Niterói, no Rio de Janeiro (e explicou melhor sobre a legislação também citando a omissão de Vitor Ivan) e o Vereador de Porto Alegre Rodrigo Maroni que é Médico veterinário.


Portanto não só o Poder Legislativo como todos que se preocupam com os animais esperam providências urgentes do chefe do executivo, Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues. E nossa reportagem encontra-se à disposição para a manifestação do mesmo.


Reforçando que maus-tratos aos animais, de qualquer natureza, é crime. Com penas e multas variadas. Também se souber de alguma informação acione o 190 ou diretamente no telefone da delegacia civil de Piratini que é o 3257-1400. E denuncie!

bottom of page