top of page

Superando os rótulos, espalhando o amor à tradição


Mário Oliveira dos Santos (popular Mariozinho) é um exemplo de superação a ser seguido. Com síndrome de down - Doença genética do cromossomo 21, que causa atrasos de desenvolvimento e intelectuais, com mais de 150 mil casos por ano no Brasil, nada para ele é empecilho.


Com 29 anos ele espalha seu amor à tradição por onde passa, inclusive dentro de seus três livros já lançados com poesias próprias e parcerias, com apoio cultural que ele faz questão de reconhecer, e falando em reconhecimento, Mário sempre que possível destaca sua criação e crescimento dentro da APAE, que segundo ele foi fundamental para sua formação.


Na tradição, Mário encontrou a superação que procurava, sendo figura sempre confirmada em eventos realizados em nosso município, inclusive na abertura e fechamento da semana da cultura e na semana farroupilha onde declama suas poesias sobre a cidade e tem seus livros à venda.


No evento de escolha das prendas e peões da capital, Mariozinho teve seu reconhecimento merecido, foi escolhido o peão adulto deste ano no município, para assim representar Piratini juntamente com os demais representantes em solenidade realizada no 20 de setembro CTG.


O tradicionalismo nesse ano é representado em todas as faixas etárias, se dividindo em:

- Prenda adulta: Kauane Oliveira Dutra

- Peão farroupilha: Mário Oliveira dos Santos

- Piá: Conrado Quevedo De Avila

- 1ª Prenda juvenil: Camila Davila Nunes

- 2ª Prenda juvenil: Maiane Rosa Lucas

- 3ª Prenda juvenil: Sara Barcelos Dutra

- 1ª Prenda mirim: Julia Belasquem Pereira

- 2ª Prenda mirim: Dienifer Ortiz Borges

- 3ª Prenda mirim: Manuela Gomes de Oliveira

- Xiru (representando a melhor idade): João Carlos Tesmer

- Prenda (representando a melhor idade): Isair Oliveira Tavares

bottom of page